Porque o São Paulo não TINHA copa do Brasil?

Existem várias respostas para esta pergunta. Não que uma substitua a outra. Muito pelo contrário! Cada resposta complementa a anterior. Veja todas elas:



Existem alguns motivos que fazem o São Paulo nunca ter ganhado a Copa do Brasil e podemos numerar e separar as explicações para cada uma delas.

Se engana quem achar que vou aqui passar aquele famoso pano para o São Paulo e posso afirmar que essa fase atual o fazem querer (e muito), ganhar, ou pelo menos sempre chegar nas decisões deste campeonato que hoje é muito questionado não só entre a torcida tricolor mais jovem, mas também via imprensa que adoram frisar à cada rodada e entrevista com qualquer membro do clube.

Antes de mais nada é necessário compreender que a Copa do Brasil é um campeonato nacional mais recente da CBF, foi criado em 1989. Portanto fatores históricos antigos como "a construção do Morumbi" estão completamente fora de qualquer desculpa.

Mas um fato importantíssimo que tem que ser levado em consideração é justamente a forma de disputa do campeonato. Entre os anos 2000 e 2012 quem estivesse classificado para jogar a Libertadores, não disputava a Copa do Brasil. Coincidentemente ou não, casou justamente com a fase são-paulina de maior quantidade de participações seguidas da Libertadores. Mesmo que não tenha acontecido em todo este período que vigorou esta regra da CBF.

Por conta deste fato, já podemos dizer que um dos grandes motivos é justamente o São Paulo nas suas melhores fases, e com seus melhores times mesmo que em fases mais ou menos recentes, simplesmente não participou do campeonato.

Complementando este argumento, posso aqui listar inclusive uma lista dos dez maiores participantes da Copa do Brasil (até 2021), onde o São Paulo passa longe ainda de figurar. Veja:

  • Atlético-MG – 33 participações
  • Vitória – 33 participações
  • Vasco – 31 participações
  • Bahia – 30 participações
  • Remo – 30 participações
  • Goiás – 30 participações
  • Botafogo – 29 participações
  • Grêmio – 29 participações
  • Coritiba – 28 participações
  • Internacional – 28 participações
  • Sport – 28 participações

Para se ter ideia do que isso representa e também para que fique claro sobre o peso deste motivo que expliquei acima, o São Paulo neste ano de 2022 está fazendo a sua 19ª (décima nona) participação em um campeonato que existe há 33 anos (Em torno de 57%).

Há um fato que também podemos colocar na conta das participações, é que o São Paulo poderia estar em sua 20ª participação. Pois no ano de 1992 o clube dispensou a competição para disputar outra. Preferiu focar sua participação na Libertadores, e ganhou.

Ainda assim podemos nos perguntar. O campeonato existe há muito mais tempo, o São Paulo poderia ter ganhado numa época em que a regra não existisse, ou num período em que também coincidisse com uma boa fase do time como por exemplo no começo dos anos 90. Poderia ter ganho ao menos um na época do time de Telê, Raí, Cafú e cia. Porque não?

Aqui entramos em um outro fator importante que fez com que o São Paulo também preferisse outros campeonatos do que a Copa do Brasil. Fato que podemos dizer sim é que não fazia sentido jogar um campeonato que exige tempo, 
grandes viagens sendo que poderia estar em outro campeonato que pagasse mais, ou que tivesse mais relevância como a própria Libertadores.

Trouxe aqui também a evolução dos prêmios da Copa do Brasil no passar dos anos e podemos confirmar que a Copa do Brasil passou a ser um campeonato mais rentável há bem pouco tempo. Confira:


Obs.: Busquei informações sobre os anos anteriores mas com certeza não teríamos valores superiores a estes. Seriam no máximo iguais aos de 2017.

Com isso podemos ter a dimensão sobre a real falta de interesse em disputar um campeonato que:
  • Não era o principal campeonato nacional e portanto não era tão relevante quanto o Brasileirão.
  • Até 2012 era disputado somente no primeiro semestre, mesmo período em que os principais clubes classificados no Brasileirão estavam na Libertadores
  • Não pagava bem para quem disputasse.
Mas e hoje em dia? O São Paulo está disputando o campeonato e mesmo quando não avança na Libertadores também vai para a Copa do Brasil.
Exatamente! Hoje em dia faz muito mais sentido se ganhar e estar sempre disputando a Copa do Brasil. Tanto que está lá.

Levando em consideração todos estes fatos. Eu particularmente vejo a Copa como um bom alvo não só porque é um campeonato nacional ou porque hoje se deu bastante relevância. Mas sim porque além desses motivos, o campeonato paga muito bem. Mais do que patrocínio master, mais do que todo um sistema de sócio torcedor e só talvez não dê mais dinheiro que renda no Morumbi.

Temos que ganhar? Com certeza!
A má fase financeira do São Paulo traz ainda mais importância para que ganhe não somente uma para encerrar o jejum do campeonato. Mas também para auxiliar na retomada do alívio financeiro do São Paulo. 

Espero ter contribuído com informações relevantes e estou deixando abaixo as fontes de tudo que pesquisei à respeito pois como disse, não vim passar um pano para o clube. Mas sim trazer os motivos reais do São Paulo até hoje não ter vencido este campeonato.

#VamoSãoPaulo!!

Fontes:
https://www.uol.com.br/esporte/reportagens-especiais/evolucao-das-cotas-da-copa-do-brasil/#page4
https://www.quadrodemedalhas.com/futebol/copa-do-brasil/historia-da-copa-do-brasil-de-futebol.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Brasil_de_Futebol#Participações
https://www.gazetaesportiva.com/times/sao-paulo/voce-sabia-sao-paulo-ja-abriu-mao-de-disputar-uma-copa-do-brasil/